segunda-feira, 2 de setembro de 2019

Governo discute gestão de águas, segurança hídrica e lança plano de cursos no setor



A governadora Fátima Bezerra se reuniu com a coordenadoria do Fórum dos Comitês de Bacias Hidrográficas do Rio Grande do Norte na tarde desta segunda-feira, 2, para tratar da realização do 2º Encontro dos Comitês de Bacias do Estado. Os representantes entregaram à governadora o convite para a abertura oficial do evento, que está marcada para o dia 10 de setembro, no auditório da Reitoria da UFRN.
“Considero muito importante a realização do encontro para debater a gestão dos recursos hídricos no nosso estado e a atuação dos comitês e conselhos de bacias. Inclusive, o fortalecimento desses grupos e o diálogo sobre a gestão das águas está contemplado no nosso plano de governo. Os comitês tem um papel estratégico, é através deles que estabelecemos o contato com a sociedade em busca de soluções para as questões referentes a esse tema”, ressaltou a governadora.
Durante o encontro, que terá apoio do Governo por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e do Instituto de Gestão de Águas (IGARN), serão debatidos temas como mudanças climáticas, desertificação, adutoras, segurança hídrica, abastecimento de água e desenvolvimento produtivo.
Os comitês de bacia fazem a gestão descentralizada e participativa dos recursos hídricos envolvendo usuários, entidades civis e poder público. A Semarh atua como secretaria executiva dos comitês, auxiliando na logística e na qualificação técnica e apoiando por meio do Programa Nacional de Fortalecimento dos Comitês de Bacias Hidrográficas (Procomitê).

Nenhum comentário:

Postar um comentário